• The Tender Bar

    The Tender Bar

    Filme que pode dar o SAG a Ben Affleck se contenta com o autocelebratório

    Embora tenha só 49 anos, Ben Affleck já se qualifica para uma nova volta por cima na temporada de premiações de Hollywood, uma década depois de levar o Oscar por Argo (2012) e quase 25 desde o Oscar de roteiro por Gênio Indomável (1997). Entra nesse pacote midiático tanto a volta da relação com Jennifer Lopez quanto os filmes sobre alcoolismo - particularmente O Caminho de…

  • Benedetta

    Benedetta

    ★★★★★

    Paul Verhoeven transposta mais uma de suas transformações de horror pra a Igreja no século XVII

    A nossa crise de empatia - que antes disso talvez seja primeiro uma crise de abstração - chegou a tal ponto que as pessoas estão mesmo levando a sério a discussão absurda de A Filha Perdida estar interditado para o público masculino. Como se o filme de Maggie Gyllenhaal não falasse de maternidade de um jeito absolutamente direto e transparente, para qualquer pessoa disposta…

  • Rifkin's Festival

    Rifkin's Festival

    Comédia se enche de cinefilia e autorreferências em tom de elegia

    Diretor de fotografia dos últimos quatro filmes de Woody Allen, o italiano Vittorio Storaro é conhecido pelo uso barroco da luz. Os close-ups dos filmes que ele fotografa frequentemente são banhados de uma luz entre o amarelo e o laranja, virada direto para os rostos de atrizes e atores, como se nesse momento os personagens estivessem em contato com o divino, ou a ponto de serem arrebatados.

    Em O…

  • Don't Look Up

    Don't Look Up

    Comédia de apocalipse propõe um grande desencargo de consciência para a elite hollywoodiana

    Chegamos ao fim de 2021 com a certeza de que o kkkcry é o único estado emocional compatível com a realidade, o que explica o fato de Adam McKay prosperar não apenas na comédia de sátira, seu nicho de origem, mas cada vez mais no cinema de prestígio progressista hollywoodiano. A concentração de astros em Não Olhe para Cima atesta esse momento, num filme planejado como um…

  • The Matrix Resurrections

    The Matrix Resurrections

    ★★★★

    Diretora oferece uma experiência de sobrecarga na era da distração e da produtividade

    Bem, vamos assumir de partida que as máquinas venceram. Nos 20 anos que separam o primeiro Matrix deste Matrix Resurrections, no contexto hollywoodiano, o cinema digital serviu menos para sondar novos limites pictóricos da arte do que para otimizar seu potencial fabril. Em 2021, graças à computação gráfica, atores e atrizes são rejuvenescidos e podem contribuir perpetuamente com a indústria, e o sucesso de um filme não…

  • Spider-Man: No Way Home

    Spider-Man: No Way Home

    Entre a nostalgia e a farsa, filme mira na correção do passado

    Foi constrangedor o climão em 2007 no dia em que o Homem-Aranha de Tobey Maguire descobriu que seu tio Ben não tinha sido morto por um bandido qualquer, como ele pensava, e sim por Flint Marko, o Homem-Areia. Pela primeira vez, o espectador lidava com uma correção retroativa de continuidade em uma história do Aranha. O popular retcon já era mal visto por leitores de quadrinhos como uma…

  • Resident Evil: Welcome to Raccoon City

    Resident Evil: Welcome to Raccoon City

    Mas não escapa da indecisão entre ser mais dramático ou mais descomplicado

    O grande diferencial do cinema de Paul W.S. Anderson, que ficou latente nos Resident Evil com Milla Jovovich a partir principalmente dos filmes quatro e cinco, é a capacidade de pensar set pieces (os ambientes bem definidos onde a ação se passa) a partir de uma lógica de plasticidade, clareza, autossuficiência e impacto. Essa sofisticação não está no texto em si dos filmes, e pode passar despercebida por…

  • The Power of the Dog

    The Power of the Dog

    ★★★★★

    Jane Campion traz ao faroeste suas histórias fortes sobre a latência do desejo

    Como os faroestes tratam essencialmente da conquista do Oeste na formação dos Estados Unidos, esses filmes sempre foram uma oportunidade para falar sobre civilização e barbárie, afinal vem daí uma construção consciente da identidade nacional e do imaginário americano. Nela, o avanço dos colonos pioneiros em direção à Califórnia e ao México “selvagem” se justifica como um projeto expansionista, de superioridade moral, quase como um chamado divino.…

  • Private Desert

    Private Desert

    ★★★★

    Filme escolhido para representar o país no Oscar é um convite à sensibilização

    Há cerca de um mês, a escritora Alice Gribbin abriu uma coluna no Substack e o seu texto inaugural, intitulado “The Empathy Racket” (“o esquema da empatia”, em tradução livre), é um ensaio fundamental para compreender a noção, cada vez menos questionada entre nós, de que a arte deve ser vista primordialmente pelo viés da empatia. Em tempos de epidemia de neuroses e crises de representação política,…

  • The French Dispatch

    The French Dispatch

    ★★★★

    Em seu décimo filme, cineasta faz balanço sobre arte e visão de mundo

    O fato de A Crônica Francesa ter como protagonista um velho editor de revistas, que zela pela liberdade criativa de seus colaboradores mas não deixa de se preocupar com o dinheiro que eles torram às suas custas, diz muito sobre o filme. O editor é vivido por Bill Murray e descobrimos logo de partida que ele vai falecer, deixando ordens para que, na eventualidade de sua morte,…

  • 7 Prisoners

    7 Prisoners

    Filme de discurso carregado parece uma obra brasileira de outros tempos

    7 Prisioneiros parece um filme feito na virada do século, quando a Retomada se consolidava com um fluxo constante de produções brasileiras nas telas. Diante do novo milênio e dos desafios da redemocratização, aqueles filmes com frequência colocavam em primeiro lugar a preocupação de radiografar conflitos econômicos e sociais do país, e em segundo vinha a eventual atenção a formatos do cinema de gênero. O discurso vinha antes da…

  • The Many Saints of Newark

    The Many Saints of Newark

    Prelúdio se oferece menos como filme que episódio de uma nova história

    Revisitar Família Soprano como uma história de época e pelo olhar de uma criança, como o prelúdio The Many Saints of Newark propõe, parece uma maneira inteligente em 2021 de retratar o mundo dos adultos da série de TV, com sua rotina de violências e preconceitos. Com esse distanciamento - seja o do passado, seja o da inocência infantil - a caricatura dos mafiosos ítalo-americanos de Nova Jersey…