• TÁR

    TÁR

    ★★★

    Atriz chega à sua oitava indicação ao Oscar num filme que convida à dissociação

    Das muitas ironias que Tár provoca, de propósito ou inconscientemente, talvez a maior é que seja um filme de uma nota só, ainda que lide com a rotina e o ofício dos melhores musicistas do mundo. O longa escrito e dirigido por Todd Field é um grande exercício de sarcasmo e alienação e o seu valor primeiro está na obstinação com que mantém esse registro monocórdio…

  • The Fabelmans

    The Fabelmans

    ★★★★

    Autobiografia de Steven Spielberg dialoga de forma apaixonada com a história do cinema americano

    Depois de passar alguns anos realizando filmes de reforço moral da América e seus mitos dentro de uma tradição fordiana, como Cavalo de Guerra (2011), Lincoln (2012) e Ponte de Espiões (2015), parece compreensível que Steven Spielberg faça agora em Os Fabelmans, a título de autobiografia, um apanhado não apenas de sua juventude em família mas também repasse a influência que John Ford teve sobre sua…

  • France

    France

  • Avatar: The Way of Water

    Avatar: The Way of Water

    ★★★★

    James Cameron volta para reabilitar a crença de que o movimento é sexy

    Nos 13 anos que James Cameron levou para fazer Avatar: O Caminho da Água, Hollywood se viu tomada de vez pelo pensamento financista que transforma bens culturais em números numa planilha. Lutar contra esse movimento hoje parece um esforço quixotesco, e talvez por isso blockbusters emblemáticos do período, como Jogador Número 1 (2018) e as sequências de Star Wars, tenham trocado a luta tradicional do Bem contra…

  • Bones and All

    Bones and All

    ★★

    Reencontro de Luca Guadagnino e Timothée Chalamet opera na chave do descompromisso

    A melhor parte de Até os Ossos (Bones and All) é o primeiro ato, quando somos apresentados à vida de cidade pequena da protagonista Maren (Taylor Russell), em meio a elipses e tempos fracos, para sugerir que a rotina anestesiada dessa jovem de 18 anos está anestesiando também esse princípio morno de filme. Basta um instante de desatenção, porém, para que as pulsões típicas do fim da adolescência…

  • Armageddon Time

    Armageddon Time

    ★★★★★

    James Gray dá ao seu pequeno relato autobiográfico uma dimensão moral maior

    Logo encerrada a sessão de imprensa de Armageddon Time, uma ou duas pessoas manifestaram seu descontentamento em relação ao novo filme de James Gray, porque o que julgavam ser a história de formação de um menino prodígio não se converteu ao fim numa espécie de Uma Mente Brilhante (2001) mirim. A expectativa realmente é a mãe das decepções, especialmente se você esperava que Gray contasse, algum dia, uma…

  • The Metamorphosis of Birds
  • Black Panther: Wakanda Forever

    Black Panther: Wakanda Forever

    ★★★

    Continuação escolhe a saturação mas termina moroso sob seu próprio peso

    Assim como Sem Volta para Casa, Pantera Negra: Wakanda para Sempre é um filme de luto que não encontra tempo para velar ninguém. No filme do Homem-Aranha, isso se converte numa energia de crise, em que o moto-perpétuo da ação e a lógica da repetição do sacrifício se tornam motores de uma jornada notadamente emocional, baseada na autoanálise. Na continuação do Pantera Negra de 2018, que agora chega às…

  • The Murmuring

    The Murmuring

  • The Autopsy

    The Autopsy

  • Graveyard Rats
  • The Murmuring

    The Murmuring

    ★★★

    Três bons episódios não redimem a antologia O Gabinete de Curiosidades

    Produção de Guillermo Del Toro se acomoda no respeito aos elementos consagrados do horror

    Falou-se na época da estreia de A Colina Escarlate (2015) que Guillermo Del Toro - ou pelo menos o Guillermo Del Toro da fase grife de autor - venera demais o gênero do horror para se permitir aproveitar os prazeres que o horror oferece. A antologia O Gabinete de Curiosidades seria uma oportunidade de mergulhar…