Death Note

Death Note ★★★½

Acho que a coisa mais interessante sobre esse filme é como ele pega a própria ideia negativa de uma adaptação de anime, e transforma isso em uma piada, mas não estando satisfeito com isso, ele basicamente faz uma sátira ao anime também. E por sinal, uma sátira muito espertinha.

Temos então um filme que não tenta se levar a sério e que constantemente ridiculariza os problemas do anime, tipo inverter os papeis das pessoas "inteligentes", assim escrachando a visão misógina muito comum no anime, já que o Light, apesar de um aluno inteligente é tapado, mas a Misa é de fato uma mulher esperta.

Claro que tudo isso combina muito com a escolhas estilística do filme, indo sempre para algo pop, cheio de neon e nunca tirando o pé do Cinema B. Inclusive tendo os exageros comuns dos filmes B, como o gore absurdamente exagerado e que não fez sentido. Nisso também cai por terra as críticas bobas sobre as atuações exageradas ou supostamente ruins, que estão longe de serem horríveis igual a otakaida prega, são boas atuações que assim como o filme, não estão levando as coisas a sério.

Mas obviamente o filme não é livre defeitos, seu segundo ato tem um ritmo infelizmente meio arrastado e bem cansativo na verdade, apesar que isso é recompensando com um ato final impecável. Além de alguns "furos" que o pessoal implica, mas que no fundo não atrapalha em nada a construção da trama e seu desenvolvimento, essa alegação de furos é só cartilha pra quem não não sabe formular um argumento satisfatório.

E o L, é só um personagem mais humanizado que comete erros como qualquer pessoa e não o detetive mais foda do mundo. E as coisas que ele conclui do "nada" na maioria das vezes tem uma explicação satisfatória, mas claro, não elaborada e pouco se ferrado se tem furo, pois o filme nunca tentou ser mais do que uma diversão.

Em geral, temos um ótimo filme que entrega tudo que tentou fazer, o que nos resulta em um filme divertido que e leve.

Pablo liked this review