Acervo Glauber Rocha

Acervo Glauber Rocha

Conta para compartilhar textos e entrevistas de Glauber Rocha.

Favorite films

Don’t forget to select your favorite films!

Recent activity

All
  • The Third Man

  • Easy Rider

  • Belle de Jour

  • Love and Anger

Recent reviews

More
  • The Third Man

    The Third Man

    O Gênero Policial
    por Glauber Rocha

    Tomando impulso nesses últimos cem anos, a literatura policial logo se propagou, ganhando a preferência do público capitalista, principalmente o masculino, que logo passou a exigi-la e a prestigiá-la. Os personagens da ficção policial tornaram-se no espírito do povo pessoas que lutavam, amavam e sofriam como seres reais. Com o advento do cinema, mais intensivamente do cinema sonoro, os produtores anglo-americanos, sabedores da preferência do povo por esta faceta de literatura, não hesitaram. Num…

  • Easy Rider

    Easy Rider

    [Dois textos relacionados ao filme Easy Rider escritos em meados dos anos 70, nenhum com data específica. Retirados de O Século do Cinema]

    Easy Rider

    Revi Sem destino [Easy Rider], de Dennis Hopper, em Paris, 1973, e o filme, de 1969, continua vivo.

    Dennis Hopper e Peter Fonda filmaram uma viagem trágica como The Wild Palms, nos tempos de Faulkner, e O demônio das onze horas (Pierrot le Fou, 1965), quando Godard negava os paraísos aparentes.

    A viagem, tramada por…

Popular reviews

More
  • Salò, or the 120 Days of Sodom

    Salò, or the 120 Days of Sodom

    O Cristo-Édipo
    por Glauber Rocha

    Pasolini foi aquilo a que chamo o produto do milagre do Plano Marshall em Itália. Após a geração da fome - os neo-realistas: Rossellini, De Sica, Visconti, Antonioni, Fellini - o cinema italiano tornou-se uma indústria, o neo-realismo perdeu completamente o sentido revolucionário e criador de novas formas. O momento de Pasolini representa a passagem da fome à gulodice e penso que o escândalo Pasolini era uma "mais-valia", um luxo para essa Itália que queria…

  • The Birth of a Nation

    The Birth of a Nation

    Griffith
    por Glauber Rocha

    [ memória de meu pai Adamastor Bráulio Rocha]

    O expressionismo alemão da Guerra de 1914 é o idealismo romântico revisto pelo freudianismo: o sonho descrito pela Literatura pode ser expresso no Teatro mas sobretudo no Kynema que, inventado por Edson & Lumière é em Movimento.

    Méliês. que desenvolveu a técnica de filmar a Fantazya, indicou aos expressionistas as possibilidades oníricas do cinema.

    Estas vanguardas são atravessadas pela Revolução Soviétvka de 1917, que delas se alimenta.

    A Eztétyka…