Spider-Man: No Way Home

Spider-Man: No Way Home ★★★★½

[PT] Eu sinto que o primeiro Vingadores envelheceu de tal forma que a história boa, mas não excepcional, fez parte dos fãs esquecer do sentimento mágico de ver em tela a concepção de um projeto extremamente ambicioso. Com este filme, imagino que o mesmo está por vir.

O roteiro tinha a missão de continuar um filme anterior, abrir portas para futuros, respeitar o universo compartilhado e agradar a uma expectativa gigantesca dos fãs. Dentro de todas essas exigências, creio que o trabalho não foi perfeito, mas muito satisfatório.

A narrativa tem algumas decisões contestáveis, mas também muitos acertos: o arco do protagonista, a abordagem da temática e uma inesperada reviravolta. As cenas de ação, por sua vez, ora são picotadas e genéricas, ora são criativas e se beneficiam de ótimos efeitos visuais.

Porém, o que há de melhor aqui é o que mais se esperava: os fan services. São narrativos, visuais, sonoros e cumprem as altíssimas expectativas. Admito que até meu tolerante coração de fã sentiu um pouco de excesso na artificialidade de alguns diálogos, mas, em geral, não posso reclamar do presente que foi ter visto em tela a realização de um "sonho nerd".