Promising Young Woman

Promising Young Woman ½

Rape and revenge para um público de 13 anos ou para um público pseudo-espertinho de rede social. A estética tenta absorver essa filtragem de Instagram e inserir ao filme um verniz pop, mas soa como uma grande infatilização do filme. Infantilização, essa, que perpassa pela maneira como a sua história é abordada, feita do jeito mais abrandado o possível, cheia de dedos para não sujar o colorido das unhas de Mulligan ou tocar em temas mais sensíveis.

Com isso, temos um filme com medo de se arriscar, que pretende se manter o mais na superfície possível e arranjar resoluções simples com soluções fáceis de roteiro, para não ofender ninguém, vender bem e agradar o grande conglomerado midiático interessado em produzir tamanha baboseira.

É uma pena que no meio de tanto potencial o filme se preocupe mais em ser um compilado de imagens bonitinhas e frases de efeitos para virarem citações que somem repentinamente num story de instagram de 24hrs de duração. O filme é tão soft que no fim das contas se torna extremamente blasé, isso por causa da covardia das pessoas por trás desse longa em torna-lo algo de gênero, com mais sujeira e coragem.

Sei lá, se for pra ver um filme com estética bonitinha que captura a paranoia contemporânea do que é ser mulher no século XXI, prefiro muito mais o desktop horror de Cam do que essa tristeza.

João liked these reviews