folhas da cinemateca

folhas de sala das sessões da cinemateca portuguesa

Favorite films

Don’t forget to select your favorite films!

Recent activity

All
  • Freebie and the Bean

  • The Baron

  • Little Murders

  • Sweet Revenge

Recent reviews

More
  • Freebie and the Bean

    Freebie and the Bean

    "“‘Freebie and the Bean’, a última comédia policial do ano”, começa assim a crítica extremamente negativa de Vincent Canby (The New York Times) sobre talvez a mais descabelada produção com assinatura de Richard Rush, realizador que se especializara no cinema de ação motorizada, tendo ganho visibilidade com o bike movie Hells Angels on Wheels (1967), mas que enveredara entretanto por um retrato epocal faiscante no campus movie Getting Straight (1970), com Elliott Gould e Candice Bergen nos principais papéis. A…

  • The Baron

    The Baron

    "O Barão é a homenagem de Edgar Pêra à série B, à “poverty row” de Hollywood e à linhagem “gótica” que ela criou e depois teve, na Europa justamente, os seus mais dedicados cultores. Ulmer – o Ulmer de Black Cat, por exemplo – mas também, portanto, os italianos (Bava, Freda) e uma pitadinha dos ingleses (os da Hammer), e só uma pitadinha porque estes eram, de modo geral, mais opulentos. Ora opulência em O Barão só mesmo a do…

Popular reviews

More
  • Hatari!

    Hatari!

    "De cada vez que vejo Hatari! lembro-me de uma sessão no Liceu Camões, em 1965, ainda a cópia da estreia portuguesa estava em distribuição. Orientei um curso de cinema para alunos e o reitor, já eu havia deixado de dar aulas lá, convidou-me, por ocasião de uma qualquer efeméride que não recordo, a escolher um filme e a apresentá-lo e introduzi-lo aos corpos docente e discente. Em pleno fervor hawksiano, escolhi Hatari!. Já não me lembro do que disse na…

  • Bigger Than Life

    Bigger Than Life

    "Ainda Nicholas Ray estava na Europa, recompondo-se da morte de James Dean (fins de 55) quando James Mason lhe mandou uma cópia do artigo “Ten Feet Tall”, publicado no suplemento do “New Yorker” a 19 de Setembro desse ano (dez dias antes da morte de Dean). Mason gostou muito dessa história verídica, sobre os efeitos dum remédio recentemente lançado no comércio: a cortisona. Pensou logo em interpretar o protagonista, em produzir, ele próprio, o filme e decidiu escolher Nicholas Ray…

Tags

21